19 dezembro 2006

Uma questão de carisma I

É tudo uma questão de carisma. O tragicamente bem conhecido Benni McCharty - o melhor avançado a jogar nos últimos dez anos em Portugal? - fez mais uma das dele. Anularam-lhe três golos num só jogo. No final, foi ter com o fiscal de linha e deu-lhe a bola de jogo. Não marcou nenhum golo válido, mas mostrou raça. Em campo só quem dá tudo merece respeito e nisso BM nunca falha. Os pontapés em campo são quase tão violentos como as suas explosões fora dele e as histórias que o tornaram estrela são bem conhecidas ...


Figo era outro. No auge, evidentemente no Barcelona, ninguém o segurava. Roberto Carlos era o que mais vezes conseguia e mesmo assim, num acto de desespero, teve de lhe partir uma caneleira para evitar (mais) uma humilhação. Acto de pura raça? Além da celebração do golo do Inter em Alvalade, a camisola tirada no jogo contra França. Profissional e obcecado com vitórias, Figo nunca facilitou a vida a um adversário e isso coloca-o entre os grandes.



Ricardo Rocha, dirão, com razão, é de longe o pior jogador dos três. Dirão que perde a cabeça com frequência, também têm razão, ou que não sabe sair com a bola a jogar. Tudo isso é verdade. No entanto, há uma coisa que ele conseguiu e que poucos se podem gabar de ter feito. No ano passado meteu o Ronaldinho num bolso e o Cristianhinho no outro. Com talento? Nem por isso, com força e muita garra. Momento de carisma? Nas Antas quando mandou os 15 tripeiros em campo para o caralho e lhes ofereceu uma camisola oficial do Benfica. Célebre também a sugestão para o levezinho ir encher ...

A raça e o carisma são ingredientes essenciais a qualquer (verdadeiro) jogador. É verdade que não chega, mas são esses, mesmo que não sejam os melhores do mundo, que mais cerram os dentes quando perseguem a bola, quando se lançam num carrinho - Atenção !! muito diferente do mergulho, prática exclusiva aos jogadores de merda - ou quando chutam em fúria e com vontade de matar o guarda-redes. São esses que eu gosto de ver, são esses que fazem o futebol e que merecem que se gastem €€ num bilhete.

Uma questão de (não) carisma II - com Liedson, Simão Sabrosa e Paulo Sousa

18 dezembro 2006

Manelélé


E está a ser preparado mais um belo episódio à Benfica. Primeiro vende-se o melhor médio centro português com menos de 23 anos, depois parece que já ia estragado e só se empresta o jogador, depois parece que está bom e agora afinal não vale tanto dinheiro como isso...

No meio disto tudo, o Manuel Fernandes zangou-se com o departamento médico do Benfica - estranho, sendo eles tão competentes ... - fez as malas zangado com o clube - uma velha tradição iniciada com o Edgar ... - e nem quer pensar em voltar. A dupla dos V's, esfrega as mãos de contentamento: vindos de onde quer que seja, vão entrar mais uns euros.

E futebol? Do ponto de vista defensivo é de longe o melhor - uma pérola do fim-de-semana na imprensa "a entrada de Custódio convidou a Académica a atacar", in Record - e a atacar, embora ainda precise de ganhar pedalada, poucos são tão objectivos como ele. Perto, só o Moutinho. Honesto e bom rapaz, não engana: a bola tem olhos, não há floreados e, não sendo nenhum génio, é muito útil a qualquer equipa. Mas não se enganem: não tem o mesmo remate do MF , nem o mesmo arcaboiço quando é preciso encostar algum artista adversário. Vou mesmo mais longe, desde os tempos do Paulo Sousa que não via um puto tuga a chegar tão perto desse patamar.

Jogava no Benfica quando - que estranho !?!?! - começou a ter lesões sucessivas, falta de energia em campo e a perder o brilho no futebol que jogava. Saiu para Inglaterra para se fazer craque e correu mal. Foi vendido por um clube orçamentista e alugado por um clube que está a ficar sem euros.

Hoje, o porta-voz oficial da direcção do Benfica - João Rui Rodrigues, editor do Benfica do Record - culpa o jogador pelo sucedido. Diz que foi ele a querer sair "a toda a força diga-se", sublinha que "entre tantos interessados que dizia ter não conseguiu mais do que o Portsmouth" e sugere: "Aos 21 anos é importante que o jovem talento assuma os seus erros (...) E, pelos vistos, pode estar descansado. O seu principal receio (voltar à Luz) não vai acontecer." Suspeitando que o grau de informação do JRR é equivalente ao nível genial de pensamento e escrita, aposto já: O Manelélé ainda joga este ano no Benfica.

O LFV vai fazer os possíveis para me contradizer (assim pode comprar 2 Mercedes, um Manduca e três Marco Ferreira). Os adeptos, tenho a certeza, estão comigo ...

15 dezembro 2006

Martins e a chapada


Muito se tem falado sobre a ausência do Carlos Martins da equipa do Sporting. De facto é estranho que o “10” esteja a ser ignorado por Paulo Bento. Ou se calhar não é assim tão estranho… Passo a explicar: Carlos Martins deu uma chapada ao Tello, no dia do jogo contra o Spartak, e por isso logo aí ficou na bancada. Para amanhã já nem sequer foi convocado. Será que é motivo para tanto? Já sabemos que o puto é meio maluco, ainda por cima mandou um estalo num gajo irritante como o Tello!

Mas parece que há mais. Diz-se por aí que o Carlos Martins está a ser encostado por não ser jogador do Jorge Mendes. Acredite quem quiser. O que é certo é que desde o início da época o Moutinho e o Nani já mudaram para o Mendes, e em ambos os casos os empresários deles acharam muito estranho. Agora temos um Veiga no Sporting??? Quem não é do empresário X ou Y não joga??? Este Sporting está mesmo entregue aos bichos. Continuem a apoiar o Paulo Bento e o Carlos Freitas e daqui a uns anos vão ver como aquilo está...

12 dezembro 2006

A eterna solteira


Existe no futebol uma eterna solteirona, a culpa. No Apito Dourado, os árbitros foram manipulados, mas ninguem os manipulou, parece que alguns jogos foram combinados, mas ninguem foi beneficiado, parece que houve promoções de árbitros na secretaria, mas ninguem aparece promovido. Como se tudo funcionasse por obra e graça do tal espírito santo de que a minha avó tanto gosta, não há responsáveis para nada. Também nesse campeonato o Benfica é o MAIOR.

Agora, bem discretamente para não incomodar muito os não-responsáveis, há uma acusação de doping que por ser controlada no estrangeiro insiste em não desaparecer. Por cá, a acusação até passou mais ao menos discreta, o castigo do Nuno Assis foi ligeiramente incomodativo mas não muito severo, mas lá fora insistem que atletas dopados devem ser castigados. Não estou muito preocupado com desfecho do caso - acho que o NA em campo é uma nulidade e não acredito em dopados acidentais -, mas há algo que preocupa: o departamento médico do Benfica.

Depois de terem rebentado com a carreira do Mantorras - que no Benfica só jogou meia época em bom estado - e do Sokota, de quase terem feito o mesmo ao Manuel Fernandes, de não conseguirem ver um rasgão de dois centímetros na coxa do Rui Costa e de não conseguirem fazer com que o Micolli jogue mais de 3 jogos seguidos, aparece doping nos jogadores.

Não tenho duvidas que, infelizmente, em todos os clubes profissionais os atletas estão nos limites legais das substâncias proibidas, mas porque raio o "apanhado" tinha de ser do Benfica? A resposta é simples: até na batota são incompetentes.

De quem é a culpa? Provavelmente de ninguem, provavelmente o derivado da Nadrolona, cujo valor legal aparecia duplicado no organismo do Nuno Assis, surgiu por magia e o jogador até vai ser estudado nos Estados Unidos e até pode ser que isso sirva de atenuante.

Mesmo assim gostava que algum jornalista desportivo, obrigatoriamente corajoso, fizesse uma simples pergunta a um dirigente do Benfica: quem dopou o Nuno Assis?

06 dezembro 2006

Síndrome de José

Síndrome, é o conjunto de sinais ou sintomas provocados pelo mesmo organismo e dependentes de causas diversas, que definem uma doença ou perturbação. - em Wikipedia.

A equipa do Sporting nos ultimos jogos tem vindo a demonstrar alguns "sinais ou sintomas" que já se sentiram num passado recente e que pareciam esquecidos de vez, e por isso mesmo eu vou definir esta perturbação ou doença por...

SÍNDROME DE JOSÉ !

Tenho tanto receio que nem quero atribuir a este síndrome o ultimo nome dele!! Já basta ter colocado uma imagem dele no meu ultimo post. Todos sabemos de quem estamos a falar, por isso não vou falar alto o nome do diabo senão ele aparece.

Eu já falei aqui nas opções que o Paulo fez para o derby. O jogo com os russos deu para tirar conclusões do pior que se está a passar nesta equipa, só espero que ele próprio também tenha tirado essas mesmas conclusões.
Algumas coisas melhoraram, ora vejamos:
_tirou Custódio e pos o Paredes que talvez por estar sem ritmo de jogo não conseguiu fazer uma boa prestação;
_o Miguel Garcia teve de jogar pois não existe outro disponivel;
_o Ronny-batatas é tao bom a rematar como mau a defender, teve o jogo todo aos papeis, sem qualquer sentido posicional, nunca fechou linhas de passe, concedeu muitos espaços e nem quando Titov
-que já não é a primeira vez que nos faz a vida negra, galgava metros o brasileiro lhe deu um pau;
_o Buena Mierda .................
_o Djaló na função de 10... pelo amor de deus... antes o Pipi, que pelo menos sabe segurar a bola e passar bem.



E que dizer da falta do Caneira ?
Neste ponto estou totalmente de acordo com o meu amigo Sgtz, o Sporting precisa de alguem que mande uns berros aos putos dentro de campo, especialmente no meio campo e defesa. No meio campo alguem com voz grossa apenas o Paredes, mas mesmo esse consta que se dedica a actividades marítimas e frequenta o Blue Oister Bar fardado de polícia e disfarçado de bigode. Na defesa temos o Caneira, mas será que chega para uma equipa que ambiciona tanto ?

Meus amigos! NÃO SE PODE QUERER OS MILHÕES COM UMA EQUIPA DE TOSTÕES!

É verdade que o grupo não era facil. Dois MONSTROS e uma equipa russa é um grupo dificil para qualquer equipa portuguesa. Dificil... não impossivel, e estes russos não sao assim tao fortes. Aguerridos, é verdade. Quem viu o Spartak - Sporting sabe o que eles correram e como foram bem superiores que o Sporting, logo nem mereciam aquele empate. Mas ainda assim, em Alvalade, bastava ao Sporting concentração a defender e ser rapido em ataques organizados e sempre com a bola baixa, para sair com a vitoria, ou mesmo um empate que bastava.

Agora é a SuperLiga. Não quero cá rotações de equipa, gestão do esforço, rodar jogardores menos utilizados... NÃO! Quero o melhor 11 e nesse 11 têm de estar obrigatoriamente estes jogadores: Caneira, Abel, Paredes, Moutinho, Martins, Nani, Liedson e Alecsandro.

Há males que vêm por bem, espero que estes maus resultados façam Paulo Bento e quem manda no futebol do Sporting pensar seriamente na equipa que têm e como a podem melhorar. Janeiro está já ai, reforços importantes são exigidos. Devolver Bueno parece-me o melhor reforço que o Sporting pode fazer. Depois um lateral esquerdo que saiba defender, não quero um puto brasileiro que pensa que é jogador só porque faz uns golos à Roberto Carlos, nem quero um PinTello que está agora a aprender aquela posição. Um jogador rapidos a jogar pelas alas, para dar velocidade ao ataque.
Outro grande reforço era mudar de tactica. Quero um 4-3-3 clássico! Nani e Djaló podem jogar nas alas, com um reforço ou dois em Janeiro e tava feito. Penso sinceramente que a disposição táctica dos jogadores não está a favorecer os melhores, nem o Martins é 10, nem o Moutinho é médio volante, nem o Liedson pode estar mais vezes na àrea para facturar e tem de fazer de extremo.

Esta equipa tem potencial. Tem menos individualidades capazes de fazer a diferença que o FCP ou SLB. Não acredito que consiga apanhar o FCP, mas axo que tem capacidade para disputar o segundo lugar como o está a fazer... principalmente com o engenheiro à frente do SLB.

PS: neste altura já sei que FCP passou para a fase seguinte ao contrario do SLB. Será que o discurso ambicioso de jogar para empatar na Dinamarca não ajudou? É verdade que todas as outras equipas perderam lá mas quem viu jogar aquela equipa em lisboa viu como era uma equipa muito fraquinha.

Estou a ver se me lembro ...


Derrota com o Benfica em casa, seguida por outra contra uma equipa de russos que acabou por os limitar aos jogos nacionais. Onde é que eu já vi este filme?

Mais. Já nessa altura eram a melhor equipa do país, recheada de jovens talentos que já eram desejados pelos grandes do futebol europeu. Dessa equipa, quantos saíram para Madrid, Barcelona, Chelsea ou Manchester? Será que foram tantos como os golos marcados contra o Benfica?

Avisei ontem que não iam à UEFA. O Blogger não me deixa mentir. Os jogadores portugueses - infelizmente não é um exclusivo lagarto - têm a mania das quebras de moral. Perdem um jogo importante, levam pancada na imprensa, entram em depressão e enterram em pelo menos mais um jogo, normalmente são dois.Lá fora, onde o futebol é profissional, onde não se admitem tesouradas vergonhosas em adversários quando o jogo já está ganho ou conversas com árbitros, não há nada disso. Joga-se à bola e seja derrota ou vitória a força é sempre a mesma. Ontem o SCP entrou em campo com o jogo perdido e provou-se o que eu tinha dito ainda antes da ecatombe verde-e-branca: falta um líder em campo.

O Moutinho não tem voz grossa, a do Ricardo nem vou comentar, o Nani já pensa em fitas internacionais e os outros ... bem ... ou é criança (Djáló) ou são jogadores medianos incapazes de se impor a companheiros mais talentosos e com estatuto de 'rising star'. É nos momentos complicados que tem de aparecer quem grite, quem empurre para a vitória e no SCP não há quem tenha autoridade para o fazer.

Logo à noite, diz a imprensa, o Benfica "vai entrar no campo do Manchester para ganhar". É mentira. Logo à noite, o Benfica vai entrar em campo para sobreviver. Todos eles sabem que perder não é grave, mas que se os números forem muito pesados as consequências, bem à moda nacional, serão graves. A UEFA tá assegurada - em caso de vitória o Copenhaga empata, mas está em desvantagem no confronto directo e no goal average -, mas o orgulho está em risco. A 'pica' da luta pela sobrevivência dá uns cavalos de potência à equipa. Será suficiente? Acho que sim.


P.S: Deixo-vos uma citação do segundo melhor site desportivo português, o Maisfutebol: "O Sport-Express nota ainda como «A maldição foi superada», lembrando que o Spartak conseguiu a sua primeira vitória na Liga dos Campeões em seis anos e 23 jogos, o Sovietski Sport conclui que «Lisboa é cidade que dá sorte ao futebol russo».

05 dezembro 2006

...entao e rematar ?


Toda a nação Sportinguista deve ter saido, tal como eu, preocupada com a sua equipa, após o derby de 6ª.

ENTAO E REMATAR !?!?!?!?!?!?

O benfica teve a felicidade de marcar numa lance de bola parada muito cedo, é verdade, mas isso é mais uma razão para fazer ataques rapidos, contra-ataques e remates de meia distancia.

O que é que o Sporting fez ? Exactamente o inverso! Ataques lentos, tao lentos que não só a defesa do benfica tinha tempo para se colocar no sitio, como até o miguel garcia tinha tempo de la chegar. Contra-ataques: ZERO!, e remates de meia distância .... axo que ainda não chegaram a esse capítulo. A primeira parte do Sporting foi repleta de passes e passezinhos de merda que eu por momentos pensei que quisessem entrar com a bola dentro da baliza.

E por que razão num derby com o arqui-rival não se joga com os jogadores mais fortes? Eu sei que o Sporting não tem grandes individualidades, especialmente quando comparado com slb e fcp, mas ainda assim porquê jogar com os piores? Custódio? Romagnoli? BUENO ???????????

Romagnoli até me pareceu o unico jogador no Sporting que fez alguma coisa de jeito, mas mais uma vez...E REMATAR !?!?!?!?

No banco estavam: Paredes - axo que não deixava passar o lagartinho, Carlos Martins - talvez o unico que consegue rematar de meia distância, Alecsandro ou Yanick, qualquer um destes dois não só joga mais que o Buena Mierda como têm uma atitude mais profissional em campo.


Senhor Paulo Bento
: você foi, quando jogador, um optimo trinco! Está na hora de por o melhor trinco da sua equipa a jogar e tirar a braçadeira ao rapaz que tem jogado, se faz favor. Esse futebol faz lembrar antigos treinadores que eu até tenho medo de pronunciar!!!

(até ele ficou assim com esta cara de espanto)

Desportivismo?


Isto não é um blog politicamente correcto. Para pseudo-comentaristas (palavra inventada pelo, sempre genial, Rui Santos) já existem muitos na blogosfera. Aqui a regra é disparar sem vergonha. E há regras que eu gosto de cumprir.

Em 26 anos de militância benfiquista, lembro-me de alguns momentos de futebol em que Benfica não estava em campo, mas foram poucos os golos que celebrei. Do SCP, esse pequena associação recreativa, celebrei recentemente um golo, mas foi um gesto justificado: a arrogância dos italianos do Inter era excessiva, os miudos estavam a enfrentar bem os papões e, apesar do clube ser provavelmente o mais desprezível do mundo, o Caneira até é bom rapaz e nunca mais volta a marcar um golo assim. Por isso ... Lá gritei.

Hoje não corro esse risco. Sou russo desde pequeno. Não me esqueci dos primeiros jogos da época em que o SCP andava a jogar um futebol "fantástico", em que qualquer puto que treinasse com a equipa principal era "um novo Figo" ... Poucos apontavam a mediania que impera naquele plantel ou o facto de nenhum dos jogadores ser capaz de pegar na equipa quando a "coisa" começa a correr mal. Agora muitos lhes atiram pedras. Estou de consciência tranquila, sempre disse que a equipa é fraca, que são mais os bluffs do que os craques e que - caso o FS seja rapidamente corrido - vão ficar atrás do Benfica.

Por isso, deixo-vos com a minha previsão: nem na UEFA jogam mais este ano.

03 dezembro 2006

Suspendam o Nélson


Acho desnecessário, exagerado e até de alguma (para não dizer muita) falta de educação. Ok, todos sabíamos que o jogo estava ganho, que os verdadeiros "rapazinhos" (expressão inventada por um vendedor de pneus que se enganou a escolher o treinador) estavam de verde e branco e que o Tello não só é fraco como tem dificuldades a dominar as arestas da bola, mas não é preciso humilhar. Dar um cabrito já é mau, mas faze-lo deitado, e ainda ir buscar a bola é humilhação a mais para um jogo que se quer - a menos que o Liedson esteja em campo - de fair play. Proponho a suspensão imediata do Nelson.


E que dizer do Custódio? Esse belo jogador de futebol, carregado de "utilidades técnico-tácticas", útil para o colectivo, para as transições defesa-ataque(-perda de bola), genial na visão de jogo, mas limitado quando é preciso jogar (N)a bola". Eu sei que defender o lagartinho - sim, ficou provado que o Simão é mais sportinguinsta que o Figo - não é fácil, ainda para mais quando se tinha posters dele na parede do quarto, mas não é preciso fugir.

Obrigado Custódio. Obrigado a quem o elegeu capitão e a quem o defende todos os fins-de-semana.


A melhor equipa do Mundo, cheia de jovens talentos a caminho dos grandes palcos do futebol europeu e com uma estrutura de formação genial - a única coisa que não conseguem é formar títulos suficientes para acabar com a guerra com o Boavista sobre quem é o verdadeiro 3º grande - levou uma lição em casa. Onde dói mais. Jogam pouco, tão pouco que até o FS (outro que não vale os caracteres cujo nome exige) lhes conseguiu ganhar. Bastou defender bem - quantas oportunidades de golo tiveram? Uma... Não pode ser !!! - marcar os golos a esse grande guarda-redes que tem uma voz ligeiramente feminina quando tinha de ser. E... rir... rir muito. Afinal, a equipa que ganhou ao Inter (só Nosso Senhor sabe como) também perde ...

Está longe - e é improvável - a vitória no campeonato. Não é fácil ultrapassar o Lucho, o Quaresma e afins, mas ficou dado um recado: atrás do Sporting o Benfica não fica.

Caro K. (que merda de nick), não ouvi o Liedson a celebrar, mas pode ter sido na altura em que se ouviam os Ollez ou o belo cântico: A todos um bom natal ...


p.s: Quando voltarem a falar de quem merece o número 1 na equipa luso-brasileira, lembrem-se deste jogo. Sempre que a bola andou perto, o Quim foi buscá-la, nunca mostrou nervos, todos os cruzamentos que lá chegaram foram apanhados (o ricardo foi visto a tomar notas ... ) e quando o puto Djálo (outro que ainda devia andar a treinar com os outros putos) fez o ÚNICO remate a sério, respondeu com a defesa da noite!! Dá segurança, raramente abre a capoeira e já MERECE! Ricardo? Quando pararem de brincar com quem é titular... avisem...